Blog GC

O Seu Dia A Dia Pode Ser Bem Melhor: Invista No Treino Cognitivo, A Ciência Endossa

Você já parou e pensou sobre o que faz durante “todo o seu dia”? 

Passamos horas trabalhando, depois vamos ao clube, à academia, voltamos para casa com a família, os filhos, e “relaxamos” em frente a TV. Rapidamente chegamos a idade de 30, 50, 70, 90 anos repetindo a rotina de tantas décadas.

O neurocientista norte-americano, Larry Katz, autor do livro Mantenha seu Cérebro Vivo, cunhou o termo NEURÓBICA se referindo à Ginástica para o Cérebro.

Não se trata de acrescentar mais atividades à sua rotina, mas de fazer diferente o que é realizado diariamente“.

O neurocientista explica que assim como nosso corpo precisa treinar, a mente precisa ser treinada, estimulada, desenvolvida. É comum não prestarmos atenção em ações repetidas mecanicamente, e esta é uma das razões pelas quais o ser humano pode perder a memória.  

Na Universidade holandesa de Radboud, comprovou-se que conservar lembranças está mais vinculado ao treino cognitivo que alterações anatômicas.

Depois do treino percebemos que o desempenho em testes de memória melhora consideravelmente. Os exercícios não qualificam apenas mudanças comportamentais, também levam a padrões de conectividade cerebrais parecidas com as utilizadas em ‘atletas de memória”, afirma Martin Dresler, neurocientista e professor da Universidade Radboud.

O neurocientista Ivan Izquierdo, autor de A arte de esquecer: cérebro, memória e esquecimento (Vieira & Lent, 2004), diz que nossa capacidade de armazenar informação é finita, a vida diária exige seleção de memórias: 

o tempo passa, eventos acontecem, é preciso esquecer algumas coisas para dar lugar a outras, a aprendizagem é oriunda de experiências e estímulos sensoriais externos e internos”.

Não é segredo que a atividade física produz inúmeros benefícios para o corpo, agora a ciência endossa a Ginástica do Cérebro.

A empresa Ginástica do Cérebro (GC) torna acessível à população os avanços da neurociência e demonstra que não há idade para aprender. Cuidar do cérebro é um hábito que faz bem em qualquer idade.

Ginástica do Cérebro Franquias

Gostando do conteúdo? Compartilhe!