“A procrastinação é o mau hábito de adiar para depois de amanhã o que deveria ter sido feito anteontem.” – Napoleon Hill
Treine seu cérebro para não ceder à procrastinação
Se você é um procrastinador crônico, não culpe sua agenda lotada ou sua falta de habilidades de gerenciamento de tempo. Nem culpe a tecnologia e as crescentes demandas que recebemos de nossos estilos de vida 24 horas por dia, 7 dias por semana, sempre ativos.
Em vez disso, culpe a evolução
Acontece que os cérebros humanos não estão programados para tomar decisões de longo prazo, porque simplesmente não estamos programados para ser bons no gerenciamento de metas, diz Daniel Gustavson, PhD em Medicina Genética e autor de um estudo publicado recentemente sobre procrastinação.
Nos tempos antigos, de acordo com Gustavson e outros pesquisadores, os primeiros caçadores-coletores humanos precisavam satisfazer suas necessidades básicas de sobrevivência rapidamente e havia muito pouca razão para pensar sobre seu plano de 10 anos, por exemplo. Naquela época, éramos programados para pensar rápido para sobreviver.
Mas nossa sociedade hoje é diferente: para sobreviver, temos que realizar várias tarefas ao mesmo tempo e fazer malabarismos com muitas bolas diferentes, o tempo todo pensando em como alcançar nossos objetivos de longo prazo.
Embora o ambiente tenha mudado para valorizar objetivos de longo prazo sobre as necessidades imediatas, as tendências impulsivas que foram firmemente enraizadas durante o curso da evolução humana ainda estão presentes. Essas tendências tornam os humanos modernos altamente suscetível a sucumbir às tentações e negligenciar objetivos de longo prazo, suscetibilidades que resultam em procrastinação.
Para superar nosso estado mental natural de procrastinação, precisamos nos esforçar e agir com foco para fazer as coisas. Experimente este processo de cinco etapas para ajudá-lo a parar de procrastinar e realmente começar a atingir seus objetivos:
1. Identifique os problemas que o impedem de realizar as coisas. Identifique os obstáculos e fique longe deles!
2. Faça uma lista de seus objetivos. Anotar seus objetivos pode ajudá-lo a permanecer no caminho certo.
3. Encontre maneiras de ser responsável. É menos provável que você procrastine se souber que alguém está cuidando de você. Portanto, conte a seus amigos sobre seus objetivos. Assim, é mais provável que você faça o que disse aos outros.
4. Desligue as distrações. Nossas mentes não foram feitas para multitarefas e, sempre que passamos alguns minutos mudando para outra tarefa, não estamos trabalhando nas tarefas que estabelecemos para nós mesmos. Então, quando voltamos à nossa prioridade, leva algum tempo para o nosso cérebro se reajustar.
5. Apenas levante-se e faça isso. Quanto mais tempo você ficar sentado simplesmente esperando para ser mais produtivo, mais vai adiar. Você tem que ir em frente para realmente começar a sentir o ritmo. Portanto, comece a dar alguns passos de bebê na direção certa e, antes que perceba, estará verificando as coisas de sua lista de tarefas todos os dias.
Apesar do fato de que a pesquisa de Gustavson afirmar que somos todos procrastinadores por natureza, a boa notícia é que aqueles que lutam contra ela podem seguir em frente e ter sucesso. A Ginástica do Cérebro pode ajuda a treinar o seu cérebro para não ceder à procrastinação. Agende uma aula demonstrativa gratuita e comece a ter resultados!
Mariana Duarte – 20 de novembro de 2020