Essa é uma relação que tem efeitos muito especiais no desenvolvimento humano, o cérebro e a música. Desde que estamos no ventre materno, somos encantados por sons, o som da voz da mãe, da voz do pai, o barulho constante do líquido amniótico fazendo um ritmo, os diversos sons que marcam presença em todos os ambientes, ar condicionado, chuva, água do chuveiro caindo na barriga e até mesmo, as músicas que a gestante ouve. 

Há muitos artigos científicos que falam do efeito benéfico da música, mas especialmente para os que tocam um instrumento, a transformação é realmente fascinante. Tocar um instrumento, modifica o cérebro.

Homem de meia idade, com barba grande e grisalha, com um anel na mão direita, tocando um violão na cor preta. Está vestindo uma calça jeans preto desbotada e uma camisa pólo na cor bege com um pequeno bordado do lado esquerdo na cor azul. Está sentado em um banco de praça, em um dia claro, ao lado do banco tem uma folhagem bem verdinha e ele está lendo a partitura de uma canção no notebook que está a sua esquerda em cima do banco.  #ParaTodosVerem #ParaCegoVer
Homem de meia idade, com barba grande e grisalha, com um anel na mão direita, tocando um violão na cor preta. Está vestindo uma calça jeans preto desbotada e uma camisa polo na cor bege com um pequeno bordado do lado esquerdo na cor azul. Está sentado em um banco de praça, em um dia claro, ao lado do banco tem uma folhagem bem verdinha e ele está lendo a partitura de uma canção no notebook que está a sua esquerda em cima do banco.  #ParaTodosVerem #ParaCegoVer

Além do prazer

Para as pessoas que são mais musicais, é possível afirmar que em muitos momentos da vida ela teve uma trilha sonora de fundo fazendo um efeito especial e emocional totalmente marcante. Quando fazemos a associação de qualquer novo aprendizado com música, podemos potencializar exponencialmente a nossa memória, isso acontece, porque a atenção despendida nesta situação é sempre muito maior.

Benefícios da música

1. Aumenta a capacidade de memória

2. Aprimora gestão do tempo e habilidades organizacionais

3. Aumenta as habilidades de trabalho em equipe

4. Ensina a ter perseverança

5. Melhora a coordenação motora

6. Melhora as habilidades matemáticas

7. Melhora as habilidades de leitura e compreensão

8. Aumenta a responsabilidade

9. Promove a felicidade

10. Aumenta a concentração

11. Promove a auto-estima

12. Cria uma sensação de realização

13. Promove as habilidades sociais

14. Aumenta as habilidades de escuta

15. Ensina disciplina

16. Alivia o estresse

A música é de fato um grande estimulante da felicidade. E tocar um instrumento capacita a nossa estrutura cerebral de forma incrível. 

O movimento estimulante da música

Ao empreender esforços para aprender esse novo “idioma”, as chamadas partituras, estamos formando novas reservas cognitivas no cérebro, produzindo glías, ampliando a nossa capacidade de comunicação entre neurônios. Esse esforço, promove uma grande descarga hormonal no nosso sistema circulatório e motor, visto que a música não é somente som, mas também movimento.

Tocar um instrumento nos faz mover dedos, braços, mãos, olhos, cabeça, enfim, praticamente todo o corpo, contribuindo assim para o desenvolvimento da motricidade ampla e fina.

Ouvido disponível para escutar

Um ponto realmente muito crucial, é que para ser um músico, você precisa ser um bom ouvinte. Desta forma, essa habilidade é um diferencial muito forte na sociedade, pois pessoas dispostas a ouvir sempre estão aprendendo muito e ajudando outras com as suas emoções. Portanto, é uma Soft Skill que está em destaque. E para além disso, bons ouvintes são bons amigos, bons companheiros de vida e bons solucionadores de problemas, visto que o cérebro modificado pela música promove uma infinidade de benefícios para essa pessoa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *