Pensar, aprender, lembrar e prestar atenção, tudo isso é possível por causa da cognição. Os processos mentais da cognição e todas as habilidades envolvidas tornam possível ao nosso cérebro fazer o que faz. Sem esses processos e habilidades, você não seria capaz de lembrar de algo bom que aconteceu com você, não seria capaz de ir até o seu próprio trabalho e não seria capaz de ler este texto.

Mas o que é cognição?

As funções cognitivas são os processos mentais de coleta e processamento de informações para executar uma tarefa. Simplificando, envolve tudo o que acontece dentro do seu cérebro quando você executa uma tarefa. Isso pode ser tão simples quanto caminhar ou tão complicado quanto resolver uma equação matemática. O funcionamento de sua cognição é baseado em experiências anteriores.

Quais são as habilidades cognitivas?

Dentro dos processos cognitivos, diferentes habilidades cognitivas estão envolvidas. As habilidades cognitivas são as habilidades principais que seu cérebro usa para pensar, aprender, lembrar, raciocinar e prestar atenção. Essas habilidades cognitivas desempenham um papel enorme na realização de tarefas grandes e complicadas, bem como em tarefas menores e mais fáceis.

Na Ginástica do Cérebro trabalhamos várias habilidades cognitivas, entre elas: foco, concentração, memória, percepção e velocidade de raciocínio. Assim, podemos afirmar: foco, concentração e memória não são dons, são habilidades.

Como melhorar a capacidade cognitiva?

Os níveis de habilidades cognitivas variam por pessoa; pois consiste no resultado do cérebro se adaptar aos estímulos que recebe durante a vida e a fatores externos. Muitas pesquisas mostraram que o cérebro tem a capacidade de mudar durante toda a sua vida, cultivando novas células e fazendo novas conexões. Essas alterações são chamadas neuroplasticidade e podem melhorar o funcionamento cognitivo.

Você pode comparar isso com a forma como somos capazes de treinar nossos músculos. Embora parte de como seu corpo funcione seja genética, correr uma maratona tem muito mais chances de acontecer após semanas de treinamento.

Treinar seu cérebro é muito semelhante; quando você o estimula adequadamente, ele se acostuma a certas habilidades sendo usadas com mais frequência e, assim, desenvolvendo-as ainda mais. Você pode fazer isso praticando, explorando e aprendendo coisas novas.

Se você está começando a ficar mais esquecido ou se está ficando cada vez mais difícil para você manter o foco, desafiar seu cérebro com tarefas relacionadas pode melhorar suas funções cognitivas para ficar mais forte em tarefas semelhantes.

Enquanto você lia este artigo, sua memória, atenção, percepção, raciocínio lógico e velocidade de raciocínio foram todos usados ​​para ler e processar as informações. Embora existam fatores internos e externos que possam afetar seu nível de habilidade cognitiva, você pode melhorar sua capacidade cognitiva treinando seu cérebro.

Por: Mariana Duarte
03 de agosto de 2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *