Ilustração de cuidados com Covid-19

Nas últimas semanas, casos de coronavírus (COVID-19) foram observados em um número crescente de países em todo o mundo e, estima-se que o número de casos cresça aqui no Brasil nos próximos dias e semanas. A Ginástica do Cérebro Franquias, com o incentivo da Associação Brasileira de Franshising (ABF), nesse momento, assume sua responsabilidade social de conscientizar e orientar sua rede de franquias com o intuito de diminuir a propagação do vírus através de ações preventivas. 

O Governo Brasileiro tem planos estabelecidos para lidar com surtos de doenças infecciosas e todos podem desempenhar um papel importante para que esses planos funcionem, diminuindo a propagação do vírus. As importantes razões para evitarmos a disseminação do coronavírus são: 

Em primeiro lugar, sabe-se agora que a maioria das pessoas que sofrem da doença experimenta uma doença leve, semelhante a um resfriado, mas como este é um novo vírus, não somos complacentes e nossos cientistas continuam a aprender com as evidências que surgem aqui e internacionalmente.

Coronavírus (COVID-19) – Orientações gerais

Em segundo lugar, embora acreditemos que a maioria das pessoas tenham uma doença leve, algumas pessoas idosas ou com condições de saúde pré-existentes sofrerão doenças graves e precisamos protegê-las.

Por fim, tentar retardar um surto para que todos não fiquem doentes de uma vez é uma maneira importante de gerenciar a pressão nos serviços de saúde e evitar doenças nos funcionários em nossos serviços públicos e empresas.

Sobre o coronavírus é possível afirmar que são na verdade uma “grande família de vírus” que comumente causam doenças leves a moderadas do trato respiratório superior, como o resfriado comum. Existem centenas de coronavírus, a maioria dos quais circulam entre animais, incluindo porcos, camelos, morcegos e gatos. Às vezes, esses vírus saltam para os seres humanos – o que é chamado de evento de transbordamento -, causando então as doenças. 

O vírus (COVID-19) penetra através das mucosas da boca, do nariz e dos olhos e atua, principalmente, nas vias respiratórias. A transmissão ocorre através de gotículas que expelimos ao tossir, espirrar e até mesmo ao respirar. Um gotícula pode conter milhões de vírus capazes de contaminar pessoas que estejam próximas e objetos. 

Existem algumas ações simples e eficazes que todos podem tomar para proteger a si mesmos e sua comunidade em geral, abaixo compartilharemos uma série de iniciativas preventivas que têm por objetivo evitar riscos à saúde, buscando assim a prevenção do vírus e evitando a sua propagação.

Adultos mais velhos e pessoas que têm graves condições médicas crônicas subjacentes, como doenças cardíacas ou pulmonares ou diabetes, parecem estar em maior risco de desenvolver complicações mais graves da doença de COVID-19. Consulte o seu médico sobre etapas adicionais que você pode tomar para se proteger.

Higienização pessoal

  • Lave as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos, especialmente depois de estar em um local público ou depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar.
  • Se água e sabão não estiverem prontamente disponíveis, use álcool em gel que contenha pelo menos 70% de álcool. Cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as juntas até que estejam secas.
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas.

Evite contato próximo

Tome medidas para proteger outras pessoas

  • Fique em casa se estiver doente, exceto para obter assistência médica. 
  • Cobrir tosses e espirros.
  • Cubra a boca e o nariz com um lenço de papel quando tossir ou espirrar ou usar a parte interna do cotovelo.
  • Lave imediatamente as mãos com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se sabão e água não estiverem prontamente disponíveis, limpe as mãos com um álcool em gel para as mãos que contenha pelo menos 70% de álcool.
  • Se estiver doente: use uma máscara facial quando estiver perto de outras pessoas (por exemplo, compartilhando um quarto ou veículo) e antes de entrar no consultório de um médico. Se você não conseguir usar uma máscara facial (por exemplo, porque causa problemas respiratórios), faça o possível para cobrir tosses e espirros, e as pessoas que cuidam de você devem usar máscara facial se estiverem próximas. 
  • Se você NÃO estiver doente: você não precisa usar uma máscara facial, a menos que esteja cuidando de alguém que está doente (e eles não podem usar uma máscara facial). As máscaras faciais podem estar em falta e devem ser guardadas para os cuidadores.
  • Limpe e desinfete as superfícies frequentemente tocadas diariamente . Isso inclui mesas, maçanetas, interruptores de luz, bancadas, mesas, telefones, teclados, banheiros, torneiras e pias.

Desde que o COVID-19 começou a se espalhar rapidamente na China, tem sido uma importante notícia global e, com esse nível de mídia e interesse público, é inevitável que mitos, desinformação e rumores sejam compartilhados on-line. 

É de extrema importância não disseminar medo e pânico, seremos racionais e agiremos contra a infecção, de maneira que possamos ajudar a controlar a propagação do vírus e evitar que desastres maiores surjam a partir disso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *