A metodologia desenvolvida pela Ginástica do Cérebro tem respaldo nas pesquisas da neurociência sobre o desenvolvimento cognitivo, mas e quando se trata de educação? Em que nossa metodologia se alinha ao que é proposto pelo sistema formal de educação no desenvolvimento de competências e habilidades?
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) prevê que durante o processo de aquisição dos conteúdos curriculares os estudantes possam desenvolver competências e habilidades que serão utilizadas no decorrer de sua vida, nas áreas escolar, profissional e pessoal. A questão é, o que são esses dois itens e como eles devem ser desenvolvidos em sala de aula.
Segundo a alteração na Lei de Diretrizes de Base (LDB), lei nº 13.415/2017, serão inseridas novas nomenclaturas visando desenvolver o potencial dos estudantes, sendo elas competências e habilidades como segue:
“Art. 35-A. A Base Nacional Comum Curricular definirá direitos e objetivos de aprendizagem do ensino médio,conforme diretrizes do Conselho Nacional de Educação, nas seguintes áreas do conhecimento […].
Art. 36. § 1º A organização das áreas de que trata o caput das expectativas, competências e habilidades será feita de acordo com critérios estabelecidos em cada sistema de ensino (BRASIL, 20178; ênfases adicionadas) apout (BNCC, 2018, p. 08)
Definições sobre competências e habilidades
Entre as diversas definições de COMPETÊNCIA está a capacidade e ou aptidão de realizar determinada atribuição referente ao seu cargo, função desenvolvida no conhecimento prévio adquirido durante o processo de formação acadêmico que permite analisar e julgar determinados acontecimentos diante do seu profundo conhecimento sobre o assunto.
Podemos citar como exemplo as competências:
- Matemática;
- Linguística;
- Social;
- Digital;
- Empreendedora e
- Aprender a Aprender,
Essas competências derivam de um processo contínuo de aprendizado do indivíduo. Como definições de HABILIDADES temos, aptidões, tendências, qualidades, propensões, predisposições, orientações, jeitos e inclinações.
“Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.” (BNCC, 2018, p. 08)
Esse processo envolvendo as habilidades e competências pode ser desenvolvido de várias formas, a proposta da Ginástica do Cérebro® enquanto franquia é propiciar que crianças em fase escolar, adolescentes, adultos e idosos possam adquirir e ampliá-las através da nossa metodologia.
Desde modo testamos jogos que abrem diversas possibilidades de trabalho, complementando o conhecimento escolar e auxiliando o desenvolvimento pleno do sujeito em sua vida social, acadêmica e profissional.
Referências:
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. nº 13.415/2017, DE 16 DE FEVEREIRO DE 2017
BRASIL. Plano Nacional de Educação – PNE/Ministério da Educação. Brasília, DF: INEP, 2001.
Brasil. Base Nacional Curricular Comum – BNCC/Ministério da Educação. Brasília, DF, 2017
SANJAUME, Nuria Gúzmán. Neuroeducação e Jogos de Mesa. Dharma Factory, 2016
Sites:
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Significado de competência. Disponível em:<https://www.dicio.com.br/competencia/> Acesso em 11 de Setembro de 2018
DICIONÁRIO ONLINE DE PORTUGUÊS. Significado de Habilidades. Disponível em:<https://www.dicio.com.br/habilidades/> Acesso em 11 de Setembro de 2018.