Fundamentação Teórica

Início » Fundamentação Teórica
Fundamentação Teórica 2017-05-23T11:10:47+00:00

Respeitamos o sujeito aprendente como um ser ÚNICO. A GINÁSTICA DO CÉREBRO® nesse contexto visa promover o desenvolvimento integral do cérebro através de exercícios de lógica, atividades estimulantes e jogos lúdicos, promovendo resposta em velocidade maior e mais assertiva, desenvolvendo com facilidade atividades de aprendizagem, sejam elas na escola, no trabalho ou na vida.

Existe um conceito da educação que distingue informação de conhecimento. Então vamos partir desse ponto, lembrando TUDO é um DADO. O que são dados? Notícias, aulas, livros, enciclopédias, vídeos, até mesmo esse texto que você lê. Logo, é possível concluir que dado por dado não é nada!

Quando eu dou uma informação, ai sim, esse objeto deixa de ser dado para se tornar uma informação. Quando eu pego esse dado e dou indicativos para ele, a partir do momento que damos identificação, deixa de ser apenas um dado. Consequentemente, quando eu faço uso da informação que esse dado carrega, então, é possível gerar CONHECIMENTO. E só faz as melhores escolhas quem possui conhecimento, do que foi informado sobre daquele dado que, anteriormente, não era nada!

TODA INFORMAÇÃO É IMPORTANTE!

O que é fácil, vai fácil.Nosso cérebro não dá atenção para o que é fácil. Sendo fácil, você esquece facilmente. Contudo, a construção da informação, a busca pelo conhecimento, essa por sua vez, gera a SABEDORIA.

Nosso ambiente está permeado de dados, vivemos em um mundo globalizado, onde ao toque do dedo recebemos enxurradas de dados.Porém, cabe a nós, transformar essa gama de dados e informações que vão gerarSABEDORIA. Exatamente por isso, as nossas habilidades emocionais são tão importantes para o processo de desenvolvimento cognitivo que irá gerar destaque nas pessoas da sociedade. São as decisões que vamos tomar, baseado nos dados que temos, e nos indicativos desse dado, buscar a informação necessária para sermos assertivos e eficientes!

Nos fundamentamos nos conceitos das múltiplas inteligências de Howard Gardner, e consideramos várias correntes educacionais no processo de desenvolvimento dos alunos. Respeitamos o sujeito aprendente como um ser ÚNICO. Cada pessoa deve ser respeita em seu ritmo e estilo de aprendizagem. A GINÁSTICA DO CÉREBRO® nesse contexto visa promover o desenvolvimento integral do cérebro através de exercícios de lógica, atividades estimulantes e jogos lúdicos capacitando os alunos praticantes do curso a se tornarem pessoas mais ativas, menos propensas à doenças neurodegenerativas e psicossomáticas, tendo uma capacidade de resposta em velocidade maior e assertiva, sendo mais preparada para lidar com os problemas do dia a dia, tendo mais disposição de executar leituras e se dispor com mais facilidade nas atividades de aprendizagem, sejam elas na escola, no trabalho ou na vida.

Nesse contexto, as aulas de GINÁSTICA DO CÉREBRO® se dispõe a trabalhar algumas necessidades primordiais do ser humano relacionadas a sua organização, observação, orientação espacial, coordenação motora, percepção visual, para que este obtenha sucesso pleno em sua vida, tais como:

  • Identidade – para compreender-se e aceitar-se assim como compreender e aceitar os demais, o ser humano precisa ser compreendido e aceito;
  • Autoestima (ou auto identidade) – só e capaz de amar verdadeiramente o outro quem antes for capaz de amar a si mesmo, assim e possível que se possa fazer uma observação pessoal, adicionando a visão que os outros têm da pessoa;
  • Autoconceito – e a autoestima projetada no campo da racionalidade, permitindo a pessoa formar uma ideia positiva de si mesma;
  • Autoconfiança – apoiar-se, em primeiro lugar, nas próprias forças e habilidades, e saber que pode contar com elas;
  • Visão de futuro – só poderá ter uma visão positiva do futuro quem for capaz de encará-lo como um desafio a ser conquistado;
  • Querer e ser – o sonho, a vocação e a vontade de crescer são frutos naturais de quem tem o desejo de viver saudavelmente;
  • Projeto de vida – é o sonho com degraus, metas, prazos e consciência dos esforços e dos recursos a serem investidos na consecução de um objetivo;
  • Sentido de vida – é aquela linha imaginária que une o ser ao querer ser na vida de cada pessoa;
  • Resiliência – é a capacidade de resistir à adversidade e vicissitudes da vida, e de utilizá-la para a autorrealização que, desenvolvida ou não, cada pessoa traz dentro de si – capacidade de superar as dificuldades da vida e se restabelecer dos danos que qualquer problema possa causar;
  • Autodeterminação – é a capacidade de decidir por si mesmo e traçar seu próprio caminho.
  • Autorrealização – o ser humano não precisa chegar onde quer para realizar-se. Basta ter a certeza de que está no caminho mais satisfatório possível;
  • Plenitude – são aqueles momentos de culminância na vida de uma pessoa em que o ser e o querer ser se encontram.
  • Evocação – é aquela condição que traz a memória à lembrança de uma situação que remete ao prazer de ser aceito, ou de ter uma ideia aceita com empatia.
  • Visão de processo – tudo está em franco desenvolvimento em nossas vidas, e isso é possível devido à habilidade humana de se adaptar e mudar de atitude, quando se está receptivo a empreender capacidades criadoras a fim de transformar os sonhos em realidade;
  • Quebra de paradigmas – compreender que os pontos de vista e posicionamentos que outrora, faziam parte do pensamento e atitudes, podem ser alterados no decorrer das atividades vivenciadas na Ginástica do Cérebro.

Fique por dentro das novidades assinando nossa newsletter.
(Sem Spam! Nós garantimos… )

Saiba qual unidade da ginástica do cérebro mais próxima:

UNIDADES

Faça parte do nosso time vencedor você também!

SEJA FRANQUEADO